TECNOLOGIAS DO FUTURO: Realidade virtual e realidade aumentada

É claro que essa não é um tecnologia do futuro, ela já existe hoje! Mas nosso objetivo aqui é se concentrar em quais pontos e limites essa tecnologia pode chegar e em quais campos ela pode ser útil. Mas primeiro, vamos começar diferenciando a REALIDADE VIRTUAL da REALIDADE AUMENTADA.

REALIDADE VIRTUAL vs REALIDADE AUMENTADA
Na realidade virtual, ao usar o óculos, por exemplo, o usuário passa a visualizar algo totalmente novo, um mundo paralelo gerado totalmente no computador, por isso o nome: REALIDADE VIRTUAL. Esse tipo de tecnologia é muito usado na indústria de games.
A realidade aumentada é parecida, porém ela não cria um mundo totalmente novo e virtual, ela usa o mundo físico e simplesmente aumenta a realidade, por adicionar objetos virtuais ao mundo real. Um exemplo bem conhecido, é o famoso Pokémon GO, que somente na câmera do seu celular é possível ver os Pokémon. Outro exemplo, é o visor da armadura do Homem de Ferro.

USO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
Até hoje, quase a totalidade dos conhecimentos foram repassados através de livros didáticos. Mas já hoje e no futuro isso pode ser feito também através de simulações virtuais. Isso com certeza, vai dar vida ao aprendizado.
Outro exemplo na educação é ser utilizada em simulações de cirurgias, totalmente virtuais em escolas de nível superior em medicina.
Já na área da saúde, pode ser usada para desenvolver um sentimento: a empatia. Isso é possível, porque essa tecnologia pode criar ambientes virtuais capazes de simular deficiências motoras e surdez por exemplo. Também pode ser utilizada no tratamento de fobias, como medo de insetos (aracnofobiacatsaridafobia), altura (acrofobia) e medo de lugares fechados (claustrofobia).

OUTROS USOS DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA
Diversos campos podem se beneficiar dessa tecnologia. Vamos ver mais alguns exemplos:

  • Segurança do canteiro de obras;
  • Pilotos de aviões;
  • Marketing;
  • Treinamentos militares;
  • Estudo de anatomia;
  • Projetos virtuais de arquitetura e engenharia;
  • Indústria automobilística;
  • Entre muitas outras.

O futuro dessa tecnologia parece muito promissor, sendo benéfico para diversas áreas de atuação. E com certeza, a realidade virtual e aumentada tem o poder de revolucionar muitos campos. Fiquem atentos! 


Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página

GeraLinks

GeraLinks - Agregador de links

Total de visualizações

Popular Posts

Recent