TECNOLOGIAS DO FUTURO: Impressora 3D e a criação de objetos personalizados

Que as tais impressoras 3D estão aí todo mundo sabe. Mas ainda não são tão acessíveis e poucas pessoas fazem o uso dela. Mas sem dúvida é uma máquina que vem pra mudar o modo como encaramos os objetos, que de uma hora para outra, poderão ser criados e desenvolvidos por você, em casa, utilizando uma impressora 3D.
A pouco tempo atrás, o conceito de uma impressora 3D era de outro mundo para muitas pessoas, que não aceitavam a ideia de modelar e a impressora "imprimir" um objeto real. Mas hoje já percebemos um aumento significativo na compra e no uso dessas máquinas geniais.

Apesar de todos os benefícios que ela vai trazer, assim como toda tecnologia traz, sempre há perigos e desvantagens. Vamos falar disso mais adiante. Primeiro vamos ver como ela funciona, as vantagens, o que pode ser feito nela, e os perigos que a rodeiam.

IMPRESSORA 3D: COMO FUNCIONA
A impressora 3D "imprime" objetos a partir de um projeto criado no computador através de um software específico (programa). 
Objetos 3D são objetos em três dimensões, ou objetos tridimensionais.
O usuário projeto um "desenho" 3D no computador, envia para a impressora 3D que faz o derretimento de um filete de plástico e camada por camada vai transformando seu desenho em um objeto real em 3D.

IMPRESSORA 3D: VANTAGENS E BENEFÍCIOS
A impressora 3D, com certeza trás e ainda vai trazer muitos benefícios. Atualmente já são usadas em vários campos, como a criação de próteses, na robótica e na indústria de brinquedos. Existem muitas ideias de utilidades para impressora 3D para o futuro. Veja algumas:
Produção de alimentos: Imagine que você esteja com fome, ao invés de ir ao super mercado ou a geladeira, você decide imprimir sua próprias comida. É uma ideia um tanto estranha, mas alguns alimentos já podem ser "imprimidos", como é o caso de bombons de chocolate, nozes e avelãs. Mas num futuro próximo, mais alimentos poderão ser imprimidos. Quem sabe, se no futuro não vamos imprimir aquela feijoada, não é? 
Fabricação de casas: O emprego dos pedreiros estão em perigo. Alguns engenheiros e arquitetos já começaram a construir suas casas com a tecnologia 3D. Um professor da Universidade da Carolina do Sul (USC) diz que está trabalhando numa impressora gigante, e que além de construir a casa, vai implementar a parte de encanamento e elétrica. É, não é só dos pedreiros que o emprego está ameaçado. Encanadores e eletricistas que se cuidem.
Produção de roupas e sapatos: E se isso virar moda? Uma empresa holandesa já começou seus trabalhos, criando estilos e roupas e sapatos usando a impressora 3D.
Produção de vacinas: Pense na possibilidade de não ir mais ao posto ou central de vacinas para tomar a bendita. Simplesmente, entrar no site da saúde, baixar a vacina no computador, mandar a impressora imprimir e pronto.  

Esses foram alguns exemplos do que pode ser construído na impressora 3D. Existem muitos outros, como carros, maquetes, miniaturas, peças de reposição de máquinas, etc.
IMPRESSORA 3D: DESVANTAGENS E PERIGOS
Assim como vimos nas vantagens, a impressora permite criar qualquer coisa que você imaginar. Aí que mora o perigo. Pessoas mal intencionadas podem desenvolver armas, ou outros objetos que podem ser usados de forma errada.
Outra desvantagem é a acessibilidade da impressora 3D, que ainda tem um preço muito elevado, custando cerca de 2 mil reais a 20 mil reais,as mais simples.

Mas sem dúvida, a impressora 3D tem grandes chances de renovar e mudar o modo como encaramos as coisas atuais.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página

GeraLinks

GeraLinks - Agregador de links

Total de visualizações

Popular Posts

Recent