As dúvidas sobre internet, planos e velocidades são bastante comuns, e esse artigo tem o objetivo de contribuir para o conhecimento e esclarecimento dessas dúvidas.
Uma dúvida comum por exemplo é: contratei um plano de 10 mega. Por que não consigo fazer download nessa velocidade? E sim a 1 mega?
Nesse artigo você verá porque a velocidade de download parece ser 10 vezes menor que a velocidade contratada. Será que somos vítimas de propaganda enganosa? Qual é o mínimo que as operadoras devem oferecer?
Confusão entre BIT e BYTE
A confusão se dá pelo fato de haver inúmeras formas de representar o tamanho de um arquivo, a velocidade da internet, etc. Para entendermos, precisamos lembrar da menor unidade da informática: o Bit. Os bits são representados pelo sistema binário (0 e 1). Depois do bit, vem o Byte que é 8 vezes maior que um bit, ou seja, 1 Byte equivale a 8 bits. Essa mesma regra vale também para o mega, ou seja, 1 megabyte é 8 vezes maior que 1 megabit.
As operadoras
As operadoras utilizam o megabit, mas geralmente omitem, ou não especificam que o valor é em bit, anunciando simplesmente o 'mega', e isso gera uma confusão, porque a maioria das pessoas acham que poderão baixar na taxa de velocidade contratada e não é bem isso que acontece. Os navegadores exibem a velocidade em KB/s (KiloBytes por segundo) ou em MB/s (MegaBytes por segundo) e a velocidade contratada é em kb/s (Kilobits por segundo) ou mb/s (Megabits por segundo).
Exemplo:
Se você contratar um plano de 10 mega, o seu download será de 1,25 MB/s (MegaBytes por segundo) por que 1,25 megabytes equivale a 10 megabits.
Resumindo, os navegadores utilizam o BYTE e as operadoras utilizam o BIT.
Calculando a velocidade real
Agora que você entendeu, você pode calcular qual é a real velocidade da sua internet.
Use uma calculadora e divida o valor do seu plano contratado por 8.
Por exemplo:
Valor do plano contratado: 15 mega.
Dividindo o 15 por 8 obtemos o a taxa de download que será 1,87 megabytes.
Medindo a velocidade real
Analisar a velocidade enquanto faz um download não é uma forma eficaz de medir a velocidade real de download de sua internet, pois a velocidade varia, dependendo do arquivo, do servidor ou do programa que você usa.
Para fazer isso de maneira mais próxima do real, é recomendado realizar alguns testes em sites especializados.
Alguns recomendados:
É importante lembrar que você deve fechar todos os programas que usem a internet, interromper os downloads ou atualizações, evitar o uso do wifi e é interessante repetir várias vezes em diferentes testes para um resultado mais fiel.
Vale ressaltar que os resultados obtidos nesses testes estão em BITS, por isso você deve dividir por 8.
Obrigação das operadoras
Até aqui falamos das velocidades máximas que sua internet pode atingir, contudo sua operadora é obrigada a oferecer 80% da velocidade contratada, segundo a Anatel:
Ou seja, se você contratou uma internet de 5 mega(bits), a operadora é obrigada a fornecer 4 mega(bits). Transformando esses valores em BYTES (unidade usada em downloads) o máximo que você vai receber é 625 KB/s. Porém, sua operadora só é obrigada a fornecer 500 KB/s.
A tabela abaixo, criada pelo Techno Você mostra a velocidade máxima e a obrigatória (mínima que sua operadora deve oferecer).
Então, faça o teste e veja se sua operadora está fornecendo a velocidade mínima obrigatória pela Anatel. 🙂
Comentários
Postar um comentário