Pular para o conteúdo principal

Está recebendo a velocidade de internet contratada?

As dúvidas sobre internet, planos e velocidades são bastante comuns, e esse artigo tem o objetivo de contribuir para o conhecimento e esclarecimento dessas dúvidas.
Uma dúvida comum por exemplo é: contratei um plano de 10 mega. Por que não consigo fazer download nessa velocidade? E sim a 1 mega?

Nesse artigo você verá porque a velocidade de download parece ser 10 vezes menor que a velocidade contratada. Será que somos vítimas de propaganda enganosa? Qual é o mínimo que as operadoras devem oferecer?
Confusão entre BIT e BYTE
A confusão se dá pelo fato de haver inúmeras formas de representar o tamanho de um arquivo, a velocidade da internet, etc. Para entendermos, precisamos lembrar da menor unidade da informática: o Bit. Os bits são representados pelo sistema binário (0 e 1). Depois do bit, vem o Byte que é 8 vezes maior que um bit, ou seja, 1 Byte equivale a 8 bits. Essa mesma regra vale também para o mega, ou seja, 1 megabyte é 8 vezes maior que 1 megabit.

As operadoras
As operadoras utilizam o megabit, mas geralmente omitem, ou não especificam que o valor é em bit, anunciando simplesmente o 'mega', e isso gera uma confusão, porque a maioria das pessoas acham que poderão baixar na taxa de velocidade contratada e não é bem isso que acontece. Os navegadores exibem a velocidade em KB/s (KiloBytes por segundo) ou em MB/s (MegaBytes por segundo) e a velocidade contratada é em kb/s (Kilobits por segundo) ou mb/s (Megabits por segundo).
Exemplo:
Se você contratar um plano de 10 mega, o seu download será de 1,25 MB/s (MegaBytes por segundo) por que 1,25 megabytes equivale a 10 megabits.
Resumindo, os navegadores utilizam o BYTE e as operadoras utilizam o BIT.

Calculando a velocidade real
Agora que você entendeu, você pode calcular qual é a real velocidade da sua internet.
Use uma calculadora e divida o valor do seu plano contratado por 8.
Por exemplo:
Valor do plano contratado: 15 mega.
Dividindo o 15 por 8 obtemos o a taxa de download que será 1,87 megabytes.

Medindo a velocidade real
Analisar a velocidade enquanto faz um download não é uma forma eficaz de medir a velocidade real de download de sua internet, pois a velocidade varia, dependendo do arquivo, do servidor ou do programa que você usa.
Para fazer isso de maneira mais próxima do real, é recomendado realizar alguns testes em sites especializados.
Alguns recomendados:

É importante lembrar que você deve fechar todos os programas que usem a internet, interromper os downloads ou atualizações, evitar o uso do wifi e é interessante repetir várias vezes em diferentes testes para um resultado mais fiel.

Vale ressaltar que os resultados obtidos nesses testes estão em BITS, por isso você deve dividir por 8.

Obrigação das operadoras
Até aqui falamos das velocidades máximas que sua internet pode atingir, contudo sua operadora é obrigada a oferecer 80% da velocidade contratada, segundo a Anatel:
Ou seja, se você contratou uma internet de 5 mega(bits), a operadora é obrigada a fornecer 4 mega(bits). Transformando esses valores em BYTES (unidade usada em downloads) o máximo que você vai receber é 625 KB/s. Porém, sua operadora só é obrigada a fornecer 500 KB/s.

A tabela abaixo, criada pelo Techno Você mostra a velocidade máxima e a obrigatória (mínima que sua operadora deve oferecer).

Então, faça o teste e veja se sua operadora está fornecendo a velocidade mínima obrigatória pela Anatel. 🙂

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DiRT 3 - PC [CRACKED] + [TRADUÇÃO] + [SERIAL] + [DLC] (COMPLETE EDITION)

DiRT 3 é um jogo eletrônico de corridas, muito voltadas para o rally. Mistura de jogabilidade arcade com simulador. O jogador pode escolher carros de época (1970, 80 e 90) e os carros mais atuais.  No DiRT 3 existem novas localidades, entre elas a Finlândia, Quênia, Michigan e Noruega. DiRT 3 foi produzido pela Codemasters e lançado no ano de 2011 para Xbox 360,  PlayStation 3 e PC.  É um dos poucos jogos de corridas atuais a oferecerem o modo de jogo SPLITSCREEN (tela dividida). CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PLANILHA EM EXCEL SCREENSHOTS INFORMAÇÕES E REQUISITOS Nome: DiRT 3 Desenvolvedora: Codemasters Publicadora: Codemasters Gênero: Corrida OS: Windows 7/8 Processador: AMD Athlon 64 X2 / Intel Dual Core Memory: 3GB Hard Disk Space: 15GB Gráfico: NVIDIA 8600 GT / ATI HD 2600 XT DLC's   - The Monte Carlo Rally Pack - The X Games Asia Track Pack - The Power and Glory Car Pack - The Mud and Guts Car Pack - The Colin McRae Vision Ch

TEST DRIVE UNLIMITED 2 - PC - Cracked

Test Drive Unlimited 2 (TDU2) é um jogo eletrônico de corrida que se passa em um mundo aberto. Existem no TDU2 vários estilos de carros com base no modelo de fabricantes, variedades de corridas, estradas. No começo, você escolhe seu personagem (avatar) e recebe convites para participar de torneios e ao longo do jogo, com o objetivo ser o grande campeão da Copa fictícia Crown Solar.  INFORMAÇÕES & REQUISITOS NOME: TDU2 (Test Drive Unlimited 2) FABRICANTE: Eden Studios PUBLICAÇÃO: Atari ESTILO: Corrida / mundo aberto Ano de lançamento: 2011 TAMANHO: 6,3GB PROCESSADOR Intel Core 2 Duo / AMD Athlon X2 4400+ MEMÓRIA RAM: 2 GB CHIPSET DE VÍDEO: NVIDIA 8800 / ATI HD 3870 DIRECTX3D: Sim - DirectX 9.0c ESPAÇO: 14 GB livres em disco NOTA GAME RANKING: 7,4 NOTA METACRITIC: 7,2 NOTA GAMESPOT: 7 SCREENSHOTS TRAILER     INSTALAÇÃO Depois de ter baixado, use o Daemon Tools Lite para montar a imagem " sr-tdu2.iso ". Após isso, prossiga na inst

AGENDA TELEFÔNICA 2.0 EXCEL

Temos uma novidade para você que acompanha o nosso trabalho. Essa novidade é a nova versão da nossa Agenda Telefônica. Conheça mais sobre nossa nova Agenda e as novidades que ela apresenta: CARACTERÍSTICAS Com essa agenda você pode cadastrar todos os seus contatos de forma rápida, fácil e segura. Os campos disponíveis para adicionar as informações de cada contato são: NOME; DATA DE NASCIMENTO; CELULAR; EMAIL; OBS; EDITÁVEL: O campo editável pode ser trocado pela informação que você desejar. A Agenda pode guardar até 5000 contatos. Você pode usar o sistema de pesquisa para encontrar o contato desejado utilizando o nome, ou letra inicial. A planilha conta com o calendário atualizado, e a lista completa de DDDs do Brasil. Se o link não carregar, atualize a página que abrir. IMAGENS