Pular para o conteúdo principal

Teoria das cores #3 - Sistemas de cores (RGB/CMYK/LAB)

No artigo anterior, abordamos conceitos básicos, sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.

Nesse artigo você verá:

Principais sistemas cores:
   - Padrão RGB
   - Padrão CMYK
   - LAB

CMYK e RGB são padrões de cor amplamente utilizados no design de projetos, Webdesign, publicidade e impressões.
Existem muitos sistemas de cores disponíveis. E cada um, foi desenvolvido para atender a determinada necessidade.

Vamos ver em mais detalhes dos dois principais sistemas de cores.

Padrão RGB 
O padrão RGB é utilizado para exibição das cores em monitores, TV's, celulares, câmeras digitais, retroprojetores e equipamentos em geral. 
A sigla RGB representa as três cores usadas: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Com essas três cores e com as mais variadas intensidades é formado o restante das cores visíveis.
Ex:
Vermelho e verde = amarelo;
Verde e azul = ciano;
Azul e vermelho = magenta;
Todas as cores juntas formam o branco (no centro).
O RGB representa suas cores através do feixe de luz.
O RGB é um sistema Aditivo.


Padrão CMYK
O padrão CMYK é utilizado principalmente em impressões de papel, onde é utilizado 4 cores de tinta que geram uma qualidade final melhor. 
As quatro cores utilizadas são: Cyan (ciano), Magenta, Yellow (amarelo) e preto, a cor chave representada pela letra K (Key).
Ex:
Ciano e magenta = azul;
Ciano e amarelo = verde;
Magenta e amarelo = vermelho;
As três cores juntas formam o preto (no centro).
E as diferentes intensidades formam as outras cores visíveis.
O CMYK representa suas cores através do pigmento (tinta). O CMYK é um sistema subtrativo.

Além do RGB e do CMYK já explicados, existem outros sistemas de cores:
HSB (Hue, Saturation e Bright), em português é matiz, saturação e brilho.
HSV (Hue, Saturation e Value), em português é matiz, saturação e valor.
Os dois sistemas estão relacionados e são usados principalmente em aplicações de computação gráfica.

LAB
Consiste em três canais de cores: Lighting (iluminação), canal A e canal B.
Para a reprodução fiel das cores: 
 - o sistema RGB depende do monitor, ou dispositivo que será exibido.
 - o sistema CMYK depende da impressora e do papel que será utilizado (pintado).
Já o sistema LAB procura manter fiel as características de cada cor, sem depender do dispositivo utilizado.
O L de LAB é a iluminação da cor, onde 0% significa preto e 100% significa branco. O A de LAB compreende uma faixa de cor (verde e vermelho) e o canal B contém azul e amarelo.
O sistema LAB compreende todas as cores possíveis de serem criadas com os sistemas RGB e CMYK.





Anterior <> Próximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DiRT 3 - PC [CRACKED] + [TRADUÇÃO] + [SERIAL] + [DLC] (COMPLETE EDITION)

DiRT 3 é um jogo eletrônico de corridas, muito voltadas para o rally. Mistura de jogabilidade arcade com simulador. O jogador pode escolher carros de época (1970, 80 e 90) e os carros mais atuais.  No DiRT 3 existem novas localidades, entre elas a Finlândia, Quênia, Michigan e Noruega. DiRT 3 foi produzido pela Codemasters e lançado no ano de 2011 para Xbox 360,  PlayStation 3 e PC.  É um dos poucos jogos de corridas atuais a oferecerem o modo de jogo SPLITSCREEN (tela dividida). CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PLANILHA EM EXCEL SCREENSHOTS INFORMAÇÕES E REQUISITOS Nome: DiRT 3 Desenvolvedora: Codemasters Publicadora: Codemasters Gênero: Corrida OS: Windows 7/8 Processador: AMD Athlon 64 X2 / Intel Dual Core Memory: 3GB Hard Disk Space: 15GB Gráfico: NVIDIA 8600 GT / ATI HD 2600 XT DLC's   - The Monte Carlo Rally Pack - The X Games Asia Track Pack - The Power and Glory Car Pack - The Mud and Guts Car Pack - The Colin McRae Vision Ch

TEST DRIVE UNLIMITED 2 - PC - Cracked

Test Drive Unlimited 2 (TDU2) é um jogo eletrônico de corrida que se passa em um mundo aberto. Existem no TDU2 vários estilos de carros com base no modelo de fabricantes, variedades de corridas, estradas. No começo, você escolhe seu personagem (avatar) e recebe convites para participar de torneios e ao longo do jogo, com o objetivo ser o grande campeão da Copa fictícia Crown Solar.  INFORMAÇÕES & REQUISITOS NOME: TDU2 (Test Drive Unlimited 2) FABRICANTE: Eden Studios PUBLICAÇÃO: Atari ESTILO: Corrida / mundo aberto Ano de lançamento: 2011 TAMANHO: 6,3GB PROCESSADOR Intel Core 2 Duo / AMD Athlon X2 4400+ MEMÓRIA RAM: 2 GB CHIPSET DE VÍDEO: NVIDIA 8800 / ATI HD 3870 DIRECTX3D: Sim - DirectX 9.0c ESPAÇO: 14 GB livres em disco NOTA GAME RANKING: 7,4 NOTA METACRITIC: 7,2 NOTA GAMESPOT: 7 SCREENSHOTS TRAILER     INSTALAÇÃO Depois de ter baixado, use o Daemon Tools Lite para montar a imagem " sr-tdu2.iso ". Após isso, prossiga na inst

AGENDA TELEFÔNICA 2.0 EXCEL

Temos uma novidade para você que acompanha o nosso trabalho. Essa novidade é a nova versão da nossa Agenda Telefônica. Conheça mais sobre nossa nova Agenda e as novidades que ela apresenta: CARACTERÍSTICAS Com essa agenda você pode cadastrar todos os seus contatos de forma rápida, fácil e segura. Os campos disponíveis para adicionar as informações de cada contato são: NOME; DATA DE NASCIMENTO; CELULAR; EMAIL; OBS; EDITÁVEL: O campo editável pode ser trocado pela informação que você desejar. A Agenda pode guardar até 5000 contatos. Você pode usar o sistema de pesquisa para encontrar o contato desejado utilizando o nome, ou letra inicial. A planilha conta com o calendário atualizado, e a lista completa de DDDs do Brasil. Se o link não carregar, atualize a página que abrir. IMAGENS